Como incentivar a leitura nas crianças?

pink ninas/  lançamentos/ vestidos infantis/ incentivar a leitura nas crianças

Como tudo na vida precisa de um primeiro passo, para incentivar a leitura nas crianças não poderia ser diferente. Essas ações precisam criar um hábito para enfim, as crianças pegarem gosto pelos livros. Nos dias de hoje, rodeados de tecnologia é preciso usar essas ferramentas a seu favor, a leitura normalmente começa na escola, estimulando o lado criativo das crianças e melhorando o fluxo de pensamentos. 

A leitura deve ser uma coisa agradável, onde a criança deve escolher o que ela gosta e quer se aprofundar no assunto. Por esses motivos, no começo você precisa ler continuamente com a criança, para que elas tenham um maior número de concentração e aprendam com o que estão lendo. Nesta etapa inicial é importante lembrar que todo tipo de leitura é válido, como gibis, jornais, revistas infantis.

Criar um hábito para as crianças é maravilhoso, para que no final das contas elas aprendam e comecem a se interessar pela leitura, estimulando que elas sejam mais criativas, tenham mais capacidade de memória e mais variabilidade linguística. 

Enquanto você lê para a criança pergunte para ela se ela está entendendo e qual a interpretação do que é visto. 

Tente fazer visitas no seu tempo livre com as crianças em bibliotecas e livrarias, ensinando elas a pegarem um livro, pense em uma história que seja lúdica, levando o interesse delas a procurar novos livros para a leitura. Lembrando que você pode usar a tecnologia a seu favor nesse ponto, você pode entrar em sites de bibliotecas virtuais, onde as crianças podem ler vários livros sem sair de casa.

Durante o processo de leitura da criança, permita que ela leia os livros que ela se sente confortável e tem interesse, para que seja uma atividade em que ela sinta prazer e não se sinta forçada a ler o que os pais estão mandando.

Algumas sugestões para as crianças iniciarem a leitura

Reinações de Narizinho

O livro reúne onze histórias sobre os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo e também outros personagens da literatura infantil como Cinderela e Branca de Neve. O livro é escrito por um dos escritores mais conhecidos no Brasil, Monteiro Lobato.

O coelhinho que queria dormir

O livro é recomendado para crianças que tem dificuldades na hora de dormir, as histórias são simples e conta sobre o coelho Roger que está cansado mas não consegue dormir. A mamãe coelho então resolve levar o pequeno até o Senhor dos Bocejos, que sabe exatamente o que fazer para resolver o problema. 

Menina bonita do laço de fita

pink ninas/  lançamentos/ vestidos infantis/ incentivar a leitura nas crianças

Uma linda criança desperta a admiração de um coelho que fica por vários momentos perguntando para a menina como que ele faz para ter a mesma cor de pele que a pequena. Ela por sua vez dá muitas respostas para o coelho. Essa história é linda e muito lúdica, trazendo a criança para perto da história.

Malala, a menina que queria ir para a escola

pink ninas/  lançamentos/ vestidos infantis/ incentivar a leitura nas crianças

Malala quase perdeu a vida por querer ir para a escola. Na obra, a jornalista Adriana Carranca traz suas percepções sobre o vale do Swat, a história da região e a definição dos termos mais importantes para entender a vida desta menina tão corajosa.

Acompanhe esse post no blog onde tem mais sugestões de livros infantis para as crianças iniciarem sua leitura, clique aqui .

Esperamos que esse post tenha te ajudado na hora de incentivar a leitura nas crianças. Nos conte o que achou, se tiver mais sugestões de post pode comentar por aqui ou pelo nosso Instagram onde sempre postamos todas as novidades.

Acompanhe nossos últimos textos publicados no Blog:

Como incentivar as crianças na leitura

Saiba como manter as crianças protegidas na internet

Como manter uma rotina de estudos dentro de casa

Nenhum campo encontrado.

Deixe uma resposta

Rolar para o topo
%d blogueiros gostam disto: