Como manter uma rotina de estudos em casa

Com as aulas sendo adiadas e as crianças ficando em casa é importante que seja mantida uma rotina de estudos para que após este período não seja necessário fazer grandes readaptações. É muito importante que a gente leve em consideração o nível de autonomia das nossas crianças, em especial das mais novinhas. Nesses casos, é fundamental que seja criado um calendário para essas próximas semanas para que as crianças estudem alguns assuntos da escola e não fiquem paradas.

Os pais podem, junto com as crianças, montar um cronograma de atividades, entre o estudo e o lazer, visto que a criança vai precisar muito do direcionamento dos pais. Além é claro de conversar bastante com as crianças, adequar a forma de explicar a situação que estamos vivendo para cada idade. E assim encontrar formas de motivar as crianças a seguirem a rotina. Para isso, procure dividir um dia para cada área, por exemplo: segunda- feira será estudado história e português, as terças será estudado matemática e etc. 

Aqui esta um exemplo que pode ajudar na hora de montar o cronograma para as crianças, segue abaixo.

Resultado de imagem para calendario de estudos modelo  crianças


No primeiro dia é importante que se estabeleça um local para estudar, de preferência que o local seja silencioso e não ofereça distrações para a criança, se possível que o local tenha uma bancada para a criança poder estudar com conforto e que seja iluminado, procure sempre monitorar se os pequenos estão concentrados. 

Os horários devem ser fixos, é comum que demore um pouco mais de duas semanas que as pessoas entendam o que é uma rotina e esta atividade de estudos demanda mais esforço e tempo do que as outras atividades, portanto procure fazer as crianças estudarem todos os dias no mesmo horário, com horário para começar e horário para terminar. Com o surgimento de dúvidas que você não consiga sanar as dúvidas das crianças, veja vídeo aulas, procure em livros online, leia mais sobre o assunto que está sendo estudado, a internet é um mundo de conteúdo, aproveite o que está dentro de seu alcance.  E é claro, muitas escolas também estão disponibilizando o aprendizado à distância, assim, as dúvidas podem ser facilmente sanadas.

Conforme os estudos vão acontecendo, é importante que se faça algumas pausas durante o dia, tenha um momento com as crianças e façam alguns lanchinhos juntos, crie algumas brincadeiras, deixe as crianças respirarem um pouco, no mínimo uns 20 minutos é o ideal para que aconteça esta pausa e eles descansem a mente e o corpo e voltem para os estudos mais focados e concentrados. 

Acompanhe este post onde damos várias ideias de lanchinhos para as crianças, clique aqui. 

Os benefícios de manter essa rotina de estudo em casa são vários mas o principal é que as crianças não fiquem paradas e continuem pensando e criando novas ideias. A força de vontade deve ser grande, o que já será ensinado para as crianças que para tudo o que queremos na nossa vida é necessário motivação, essa ação dá mais confiança para as crianças que começam a ver os resultados de suas ações em poucos dias, porque manter uma rotina de estudos agora é um diferencial para quando tudo voltar ao normal. Com a criação do calendário de estudos para as crianças é necessário que elas mantenham o foco, ou seja, aprendam a tirar as coisas que atrapalhem do caminho, como televisão, celular e outros. 

Para manter as crianças animadas, procure fazer brincadeiras educativas tendo em vista a matéria que eles estão estudando, ensinar eles sobre a organização é algo fundamental nestes dias porque estudo sem organização é algo que não rende. Com a organização, as crianças têm a noção maior do que deve ser estudado e em qual momento, fazendo com que eles realizem cada atividade que é estipulada, lembrando que os pais devem sempre supervisionar as atividades que os filhos estão realizando, corrigindo os erros e acertos que eles tiveram. 

Para tirar mais dúvidas sobre a rotina escolar, clique aqui e leia mais sobre como se preparar para os estudos. 

Gostou desse conteúdo? Comente para a gente o que você deseja ler em nosso blog. Não esqueça de nos acompanhar pelo Instagram onde sempre postamos as novidades da nossa loja.

Deixe uma resposta

Rolar para o topo
%d blogueiros gostam disto: