Colocando em ação: sustentabilidade infantil

Ensinando as crianças a terem mais consciência do mundo que estamos vivendo, elas estão mais propensas a tomarem ações pensando no coletivo e terem mais hábitos saudáveis e consequentemente no final isso acaba fazendo parte de uma rotina da criança, tornando ela mais próxima de uma sustentabilidade infantil.

A sustentabilidade infantil começa pela alimentação e essa é uma bela forma de aprendizado, incentivar o consumo de alimentos orgânicos e mostrar a história que está por trás de cada alimento, contar sobre a agricultura e como cada alimento tem o seu tipo específico de tempo e cuidado, torna a criança com outro olhar de mundo, com muito mais realidade. 

Explicar para as crianças de um modo mais lúdico de que o uso de agrotóxicos não é necessário, que quanto menos alimentos transgênicos e industrializados ele comer, mais forte e saudável ele será e o mundo também irá agradecer, porque o resultado desta ação é uma menor produção de lixo de embalagens e resíduos. 

A reciclagem é um processo de conversão de desperdício em materiais ou produtos de potencial utilidade, nele tem diversos modos de reciclagem e os principais são vidro, plástico, papel, metal, orgânico e não reciclagem.  A reciclagem é muito fácil, basta descartá-lo de forma correta nos cestos apropriados. Porém, nem todos os bairros, condomínios e casas possuem serviço de coleta seletiva e muitas vezes o descarte pode ser feito por meio de postos independentes e só chegar no site da sua cidade. 

pink ninas/  lançamentos/ vestidos infantis/ sustentabilidade infantil

Um meio de aproximar as crianças da sustentabilidade infantil, é ensinar elas sobre as plantas e o seu cultivo. Aproveite para fazer isso da forma mais descontraída possível, sendo algo leve e natural de ser aprendido. Quando for fazer compras de vegetais, é interessante que se leve as crianças, assim elas podem acompanhar uma parte do processo que leva o alimento até a mesa e que nada é tão simples. 

Outro meio de ensinar as crianças sobre este assunto, é evitar a compra de muitos brinquedos infantis, tornando a criança a dar mais valor pelos objetos que ela tem e também neste processo, pode ser ensinado a criança a doar os brinquedos que já não estão mais em uso constante. Desta forma, ela diminui o uso de recursos naturais e evita que o brinquedo não tenha nenhuma utilidade. 

O processo de banho demorado é algo que é muito discutido e você pode tornar isso uma brincadeira para os dois, o mais comum é tornar isso como uma corrida, ou seja, quem tomar o banho mais rápido vence o jogo. Ensine que a água potável no mundo está acabando e que este é um recurso fundamental para a existência de todos os seres na Terra, assim, quando a sua filha tomar um banho de curta duração (até 5 minutos), ela terá consciência de que fez um bem para ela e também para outras pessoas. Para a hora de escovar os dentes, acrescenta que não se deve escovar os dentes com a torneira aberta, assim é mais uma forma de se economizar mais água potável.

pink ninas/  lançamentos/ vestidos infantis/ sustentabilidade infantil

Convidando as crianças para um aprendizado maior e mais ativo, elas tem tudo para se tornarem adultos conscientes, com um respeito maior pelo próximo e com elas mesmas. 

Esperamos que esse post tenha te ajudado com novas ideias para criar uma sustentabilidade infantil. Nos conte o que achou, pode comentar por aqui ou pelo nosso Instagram onde sempre postamos todas as novidades.

Acompanhe nossos últimos textos publicados no Blog:

Como incentivar as crianças na leitura

Saiba como organizar seu guarda-roupa

Conheça um pouco mais sobre a Páscoa

Nenhum campo encontrado.

Deixe uma resposta

Rolar para o topo
%d blogueiros gostam disto: