Dia internacional da mulher: origem e ideias para inspirar

No dia 8 de março é comemorado o dia internacional da mulher, uma data lembrada em todo o planeta. O que muitas mulheres e meninas não sabem é como surgiu esse dia. Diferente de muitas datas comemorativas criadas pelo comércio, o dia internacional da mulher foi criado devido à sua relevância histórica. Tudo se deu durante o final do século 19, quando mulheres promoveram grandes manifestações visando melhorias no ambiente de trabalho já que cumpriam longas jornadas que poderiam chegar a 16h por dia, seis dias por semana e, na maioria das vezes, ganhando salários mais baixos do que os pagos aos homens. Diante disso, estabeleceu-se um dia para que as reivindicações fossem feitas e assim foi celebrado o primeiro dia internacional da mulher em 8 de março de 1908 nos Estados Unidos. Na data, milhares de mulheres se manifestaram por igualdades econômicas, políticas e sociais no país. E, para celebrar esse data tão marcante, nós preparamos uma relação de sugestões para se fazer.

1- Cuide de você.

Seja lendo um livro que você goste, fazendo suas unhas, cuidando da sua pele e de seu corpo ou indo ao cinema. Tire uma boa parte do seu dia para cuidados pessoais e fique mais relaxada. 

2- Aprenda mais sobre esta data.

Conhecimento nunca é demais, né? E quanto mais se sabe sobre esta e tantas outras datas importantes para nossas vidas, mais temos consciência do que podemos e devemos. Você sabia que mesmo com o primeiro dia nacional da mulher sendo iniciado no ano de 1908, quando 1.500 mulheres adotaram uma manifestação onde estavam reivindicando seus direitos, somente quase 40 anos após este acontecimento a Organização das Nações Unidas assinou o primeiro acordo internacional que afirmou que mulheres deveriam ter os mesmos direitos que os homens?

3- Conheça histórias de mulheres fortes que marcaram a história.

Procure sobre mulheres que revolucionaram a história, para isso nós separamos a história de 3 mulheres que transformaram o mundo.

Sarla Thakral

mulheres-poderosas2

Sarla foi a primeira mulher indiana a pilotar uma aeronave na Índia, ela nasceu em Delhi em 1914 e teve ajuda do marido PD Sharma para entrar em uma escola de voo, após horas de aulas ela já teve capacidade de pilotar uma aeronave sozinha e foi considerada uma pilota natural.

Kathrine Switzer

mulheres-poderosas3

Kathrine foi a primeira mulher a correr a Maratona de Boston, oficialmente as mulheres não era proibidas de participar, mas isso não acontecia até o dia 17 de abril de 1967, quando Kathrine participou e foi impedida de continuar na corrida pelos organizadores do evento como destacado nessa foto icônica da história.

Anna Fisher

Anna foi a primeira mulher a ir para o espaço, ela completou diversas missões pela NASA, durante a sua missão no ano de 1984, ela voou com o braço robótico do Ônibus Espacial Discovery para recuperar dois satélites com defeito e a instalação de dois novos para a comunicação.

4- Tenha um jantar especial.

Seja cozinhando seu prato preferido ou marcando um jantar com suas amigas, esse é um momento prazeroso para se passar conversando e trocando experiências com outras mulheres, gerando uma rede de fortalecimento e apoio. 

5- Assista filmes importantes para as mulheres.

Uma maneira de passar esse dia é conhecendo mais através de filmes e nós separamos quatro filmes que contam sobre as histórias da mulheres e de sua força. 

  1. As sufragistas
Resultado de imagem para imagem as sufragistas"

Este filme se torna essencial porque conta as histórias das lutas das mulheres no início do século XX. Situado na Inglaterra esse filme conta sobre o direito de voto das mulheres e de outras reivindicações, contendo um teor histórico muito grande. 

2. Estrelas além do tempo 

Resultado de imagem para imagem Estrelas além do tempo"

Este filme é baseado em fatos reais, onde mulheres negras que estavam trabalhando na NASA, foram obrigadas a trabalharem em um local separado dos demais por puro preconceito. Então, esse trio de mulheres decidem se unir para fazer o melhor trabalho que puderem e lutarem contra o preconceito.

3. Histórias cruzadas 

Resultado de imagem para imagem Histórias cruzadas"

Nos anos 60 nos Estados Unidos, uma garota decide contar a história de mulheres negras que deixaram de lado as suas vidas para cuidar na criação dos filhos da elite branca da cidade. A garota começa a fazer um compilado de histórias que vai render muitas reviravoltas. 

4. Que horas ela volta?

Resultado de imagem para imagem Que horas ela volta?"

O filme brasileiro com direção de Anna Muylaert conta a história de uma Pernambucana que se mudou para São Paulo para trabalhar como empregada doméstica, enquanto sua filha estava sendo criada por outras pessoas. Depois de anos, a filha vem passar uma temporada em São Paulo para prestar o vestibular, causando mudanças nos comportamentos dos chefes de sua mãe.

Caso queira saber de mais filmes que você possa assistir durante esse final de semana, clique aqui

Outra sugestão agora para se fazer com sua filha é descobrir novas histórias através da leitura. A prática é enriquecedora tanto para crianças como para adultos, para se criar um vínculo maior entre mães e filhas é legal que se conte histórias que mostrem que as mulheres podem se tornar o que elas quiserem e nada melhor do que isso do que querem explicar sobre as histórias de mulheres fortes das gerações , nós indicamos cinco livros de fácil leitura para as crianças que são:

1- 50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer – Débora Thomé

Resultado de imagem para 1- 50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer.

2- As cientistas – 50 mulheres que mudaram o mundo – Rachel Ignotofky

Resultado de imagem para 2- As cientistas - 50 mulheres que mudaram o mundo.

3- Malala, a menina que queria ir para a escola – Adriana Carranca

Resultado de imagem para 3- Malala, a menina que queria ir para a escola.

4- Diferente como Chanel – Elizabeth Matthews

Resultado de imagem para 4- Diferente como Chanel livro

5- Frida Kahlo: para meninos e meninas. Coleção antiprincesas. – Nadia Fink e Pitu Saá

Resultado de imagem para 5- Frida Kahlo: para meninos e meninas. Coleção antiprincesas, volume 1.


Esperamos que tenham gostado desse post e tenha se atualizado na listinha de livros e filmes para o ano de 2020. Continue nos acompanhando no instagram da Pink Ninas onde sempre publicamos as novidades.

Deixe uma resposta

Rolar para o topo
%d blogueiros gostam disto: