Saiba mais: Ensinando as crianças a doarem

pink ninas/  lançamentos/ vestidos infantis/ crianças a doarem

Final do ano é normal realizar aquela limpeza nos armários de roupas e consequentemente se preparar para desapegar de algumas peças de roupas e colocar para a doação ou repassar para algum amigo que gostou da roupa. Esse momento é maravilhoso para ensinar as crianças a doarem e consequentemente, também ensiná-las a praticar o desapego de alguns objetos que estão com elas mas não em uso diário. 

Para decidir o que deve ou não ser doado, é preciso muito cuidado, o ideal é olhar peça por peça do guarda roupa com a sua filha e ver se a peça de roupa ainda cabe nela, se ela usa esta peça com uma certa frequência, se a peça de roupa tem uma boa durabilidade, e se estas perguntas tiverem sim como resposta, o ideal é não realizar a doação. Caso contrário, é importante que se pratique o desapego e passe para a frente, ensinando as crianças a doarem. 

pink ninas/  lançamentos/ vestidos infantis/ crianças a doarem

O apego por coisas materiais é muito habitual na vida adulta, por isso não é estranho que as crianças não entendam no ínicio o quão importante é esse gesto.  No início, o ideal é que a criança veja você realizando esta ação, assim, você será um exemplo a ser seguido, deixando em muitos casos esta situação mais simples. Ensinar as crianças sobre doação, empatia, apoio, reciprocidade e solidariedade.

Caso a criança tenha certo apego e demonstre resistência na doação de algum objeto, não insista e não force uma ação que deve ser natural da criança. Lembre-se também que este processo deve ser realizado em conjunto com a criança, nunca deve ser feito pegando as peças de roupa da criança e alguns objetos como brinquedos e serem doados sem aviso. 

pink ninas/  lançamentos/ vestidos infantis/ crianças a doarem

A doação significa também abrir espaço para o novo, é legal que com esta ação, você tenha sempre em mente e ensine para sua criança que quando fizer novas compras é sempre importante doar algo, assim quando uma coisa sair, uma nova chega. Por isso é importante que seja iniciado nesta época do ano, logo no início, porque esta fase traz muitos presentes para as crianças, assim neste momento em que se tem ganho muitas coisas, você ensina para os pequenos o processo de desapego e solidarização por outras pessoas. 

Para te ajudar ainda mais, use o recurso do diálogo com os pequenos, com este recurso você entende o lado da criança e tenta de alguma forma dar uma boa explicação para ele. É importante que na hora de repassar o objeto ou a peça, a criança esteja presente no momento do desapego, seja para dar ao irmão mais novo ou se a ação for feita em algum orfanato, para que a criança veja como o ato dela pode trazer novos sorrisos e mais felicidade a outras crianças que não tem a mesma condição de vida que ela.

Tudo é hábito e quando você realiza esta ação com uma certa frequência, depois fica tudo mais fácil. Após um tempo, o pequeno vai ter plena noção das ações e vai pedir para que isso seja realizado, o desapego é um sentimento que se torna natural e desta forma, você sempre vai querer repassar algum objeto e ter aquela sensação de felicidade e empatia.

Esperamos que esse post tenha te ajudado na hora de facilitar nas hora das crianças a doarem roupas e brinquedos. Nos conte o que achou, se tiver mais sugestões de post pode comentar por aqui ou pelo nosso Instagram onde sempre postamos todas as novidades.

Acompanhe nossos últimos textos publicados no Blog:

Como incentivar as crianças na leitura

Saiba como organizar seu guarda-roupa

Conheça um pouco mais sobre a Páscoa

Deixe uma resposta

Rolar para o topo
%d blogueiros gostam disto: