Conheça um pouco mais sobre a Páscoa

A Páscoa é a celebração que faz parte do calendário religioso cristão em lembrança à crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Para cada família a Páscoa tem um significado único especial sendo comemorada de maneira diferente, entretanto alguns itens e significados não podem faltar nesta data tão especial. Que tal conhecer um pouco mais sobre eles?

É na Páscoa que o caráter divino de Cristo é evidenciado, pois, após seu sacrifício (a crucificação), a humanidade foi redimida de seus pecados. A ressurreição foi, portanto, a demonstração do poder de Deus, pois, uma vez cumprido o seu propósito (salvar a humanidade), ele morreu, mas, três dias depois, venceu a morte e ressuscitou. 

Essa festa deriva de uma celebração judaica que acontecia, mais ou menos, na mesma época que, hoje, a Páscoa acontece. Entretanto, as duas festas têm significados diferentes, pois a versão judaica, chamada pesach (que significa “passagem”), é realizada em memória à libertação dos judeus da escravidão no Egito. Ela é comemorada com um jantar especial chamado Sêder.

A celebração da Páscoa Cristã é repleta de símbolos, que fazem parte também dos rituais da Semana Santa. Nos dias que antecedem a data, são realizadas algumas celebrações que relembram os acontecimentos que culminaram na morte de Jesus. A chamada Semana Santa é composta pelo Domingo de Ramos, Quinta-Feira Santa e Sexta-Feira Santa.

A escolha do coelho como um dos símbolos da Páscoa está intimamente ligado a Páscoa cristã por representar a esperança de uma vida nova. Este mamífero, que se reproduz numerosamente e com muita facilidade, tornou-se símbolo de fertilidade e da vida. A relação entre coelho e Páscoa foi estabelecida desde a antiguidade. Para diversos povos antigos ele já estava ligado a esperança e renovação. Isso porque ao início da primavera, eles eram os primeiros animais a sair de suas tocas, simbolizando o renascimento da vida na natureza.

Já o ovo de Páscoa é outro símbolo tão antigo quanto o coelho, anterior ao Cristianismo, que também representa a fertilidade e o renascimento da vida. Desde a antiguidade, povos ao redor de todo o mundo, mantêm a tradição de pintar e presentear entes queridos com ovos.

Especificamente durante a Páscoa, costumava-se pintar um ovo oco de galinha de cores bem alegres, pois a Páscoa é uma data festiva que comemora a ressurreição de Jesus Cristo.

Mas você deve estar se perguntando como o ovo de galinha virou o ovo de chocolate que tanto amamos dar e receber na Páscoa. É fato que não existe consenso da sua criação. O chocolate é uma invenção dos povos mesoamericanos (como os olmecas e os maias), e esse alimento chegou à Europa por intermédio dos espanhóis, que conquistaram e colonizaram a região que era habitada por esses povos. Os ovos de chocolate, por sua vez, surgiram no século XVIII, quando confeiteiros franceses resolveram esvaziar os ovos e preenchê-los com chocolate.

A prática de preencher os ovos com chocolate prosseguiu, mas, durante o século XIX e começo do XX, os ovos de chocolate eram caríssimos e, portanto, alimento que poucos poderiam consumir. Esse modo de produção foi sendo espalhado e, por fim, o ovo de chocolate tornou-se um dos grandes símbolos da Páscoa moderna.

E aí gostou de conhecer mais sobre a Páscoa? Mas ainda não terminamos, este ano, a coelhinha Pink Ninas pensou em um jeitinho bem legal para as nossas Pink Nininhas celebrarem a Páscoa, em casa, brincando com a família. E na compra de qualquer lookinho Pink Ninas, você ganha um KIT CAÇA AOS OVOS. Não é o máximo? Aproveita e confere as novidades no nosso site e as atualizações no nosso Insta.

Deixe uma resposta

Rolar para o topo
%d blogueiros gostam disto: