Tie dye invade as passarelas e chega à Pink Ninas

            A estampa tie dye voltou com tudo nas coleções Primavera/ Verão 21  se consolidando como um fenômeno da moda. E como não poderia ser diferente, a Pink Ninas  já está com peças incríveis com esta estampa das novas coleções Petit Cherie e Mon Sucrè 

            Em tempos de pandemia e do estímulo ao movimento do DIY “faça você mesmo”, a estampa é destaque entre os fashionistas retornando com força e variedade únicas. Sim, caso você goste de uma moda maus autoral, é possível fazer sua própria estampa em casa, e neste artigo vamos te ensinar três técnicas super fáceis e que dão um resultado lindo!

            Mas antes um pouquinho de história, o termo tie dye surgiu nos EUA quando esse tipo de estampa irregular feita de forma artesanal ganhou destaque atrelada ao movimento hippie, mas esse método de tingimento ( do inglês “amarrar” – tie e tingir – dye já existia desde o século V em países como Japão, China, Índia, Peru e no continente africano.  Mas apesar da longa história, o fato é que o Tie Dye se popularizou somente nos anos 60 quando artistas como Janis Joplin, Jimmy Hendrix e outros mais usavam largamente estas peças embalando toda uma cultura hippie que seguia tal tendência. Assim, a peça se tornou sinônimo da cultura faça você mesmo e também de liberdade, pois em seu processo artesanal, irregular e criado por meio de uma técnica que não permite controle absoluto do resultado.

No alto, a cantora Janis Joplin e o músico Jimmy Hendrix, duas estrelas da música que popularizaram o uso do tie dye. Abaixo, camisetas com tingimento tie dye e logo abaixo um tecido sendo tingido com a técnica

Atualmente muito mais moderno e sofisticado, as estampas são pura ousadia, versatilidade e retratam toda a energia da estação mais quente do ano.

Para as fashionistas que querem dar só um toque de liberdade no visual, misturar o tie dye com uma cor mais neutra é a opção que não tem erro. O branco e o preto combina muito bem com o estilo, porque é uma cor primária e grande parte das estampas tie dye possui esse tom em sua composição. 

      

Outra opção que funciona superbem é apostar em saias, vestidos e calças de cor lisa com a barra tie dye. É um detalhe que faz toda a diferença. Dessa forma, você estará usando a tendência do verão 2021, mas de forma mais discreta. 

A calça jeans com o tingimento tie dye em sua barra garante um look único

A estampa tie dye da cabeça aos pés traz muita ousadia e descontração. Os vestidos são as peças chave em que é mais comum ver a presença da estampa. Este look aqui você encontra no Pink Ninas.

Vestido de festa infantil com saia plissada em tie dye, da Mon Sucrè

Vestido de festa infantil rosa Mon Sucré Tie Dye. Ótima combinação tie dye e suave rosa, a peça tem saia plissada e é forrada com tecido tipo failete, macio e acetinado. Tricoline e malha. Abertura com zíper nas costas, alças largas. Um charmoso laço e faixa acompanhando a cintura, fechando nas costas com um botão. Um luxo só e uma excelente opção para festas com tema Sereias. Gostou das nossas sugestões? Tem muito mais de moda e novidades em nosso site, confere aqui.

            Além de linda de viver, a estampa tie dye conta com a vantagem de poder ser feita em casa. Sim, como explicado o termo tie dye vem de amarrar e tingir e é justamente assim, amarrando e tingindo, que surge essa estampa e aqui vamos mostrar três maneiras para fazê-la. Vamos a elas? 

Técnica de tingimento em tie dye onde se amarra a peça a ser tingida com barbante antes da tinta ser aplicada

Para isso, basta amarrar a peça escolhida com um barbante (de preferência uma peça clara, não necessariamente branca) e depois mergulhá-la na água com corante da cor desejada. A diversão está em testar novas maneiras de amarrar a roupa e apostar em cores diferentes para se tingir. Tecidos de fibra natural, como algodão e viscose, absorvem melhor a cor.

Outro método é borrifar com a ajuda de bisnagas o corante diluído na água fervente na peça amarrada e molhada previamente. Esse é mais prático para quem quer usar muitas cores e também permite mais possibilidades.

            O processo também pode ser feito com água sanitária em peças escuras. Funciona muito bem no preto ou no jeans bem escuro. Comece com meio copo de água sanitária para dois de água e vá aumentando a quantidade de reagente aos poucos caso queira desbotar ainda mais a peça. Esse é um processo mais demorado. Você vai observando e testando o que funciona.

E aí gostou das nossas dicas? Se você se amarrou nas estampas, confere em nosso site que tem muito mais. Siga a gente nas redes sociais, sempre temos novidades. 

Deixe uma resposta

Rolar para o topo
%d blogueiros gostam disto: