Crianças e o uso de máscara para proteção do novo coronavírus

Desde abril, o Ministério da Saúde recomenda que a população use máscaras de proteção facial para conter a pandemia de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. E isso vale para as crianças também. Se antes, a orientação era que somente profissionais de saúde, pessoas doentes e seus cuidadores usassem máscaras faciais (que cobrem totalmente nariz e boca, sem deixar espaços nas laterais) a orientação se estende a todos, mas é preciso alguns cuidados para seu uso ser efetivo,  assim como cuidado pois a falsa sensação de segurança e levar ao descuido com a higiene. 

O uso da máscara objetiva criar uma barreira física para conter as gotículas expelidas pelas pessoas, que podem estar secretando o vírus sem de fato estarem doentes. Esta  mudança na recomendação de uso da máscara de tecido ocorreu após estudos chineses mostrarem que um grande número de infecções acontece a partir de pessoas assintomáticas, que poderiam jogar no ar gotículas contaminadas ao falar, por exemplo. A máscara, então, funcionaria como uma barreira física para essas partículas maiores. Com isso, as crianças, mesmo não estando no grupo de risco para casos graves da doença, podem transmitir o vírus sem sintomas, por isso a recomendação para que usem também caso precisem sair de casa.

Seguindo as diretrizes atuais do Ministério da Saúde, separamos alguns pontos importantes sobre o uso correto máscara.

Quando e como as crianças devem usar máscaras? 

O ideal é que as crianças fiquem em casa, assim dentro do domicílio, não é necessário usar máscaras. A recomendação também é que crianças acima dos dois anos, que realmente precisem sair usem a máscara. Crianças menores de dois anos, correm o risco de sufocamento com o uso da proteção. A orientação vale também para adultos incapacitados de tirar a máscara sem assistência.

De qual material devem ser as máscaras reutilizáveis?

O ideal é que elas sejam de algodão, tecido que irrita menos a pele, tenham duas camadas de pano e sejam presas por elásticos atrás da orelha.

Como a máscara deve ser lavada?

A higienização pode ser feita com água e sabão na máquina de lavar, ou deixando de molho em água sanitária por 30 minutos.

Quanto tempo posso ficar com a máscara?

As máscaras devem ser trocadas a cada duas horas ou quando estiverem umedecidas. Para quem vai ficar mais tempo do que isso na rua, o certo é levar máscaras extras, embaladas individualmente em saquinhos de plástico.

E quanto às mãos? Devemos continuar lavando mesmo com máscara?

A higiene é um ponto fundamental do uso de máscaras. É preciso lavar as mãos com água e sabão por 20 segundos ou passar álcool em gel antes e depois de tocar na máscara, e sempre retirar pelos elásticos.

Esperamos que este post possa ter ajudado a esclarecer as principais dúvidas sobre o uso das máscaras. Comente aqui para a gente como você tem se protegido e a sua Pink Nina. E lembre-se mesmo separados fisicamente estamos juntos sempre.

Deixe uma resposta

Rolar para o topo
%d blogueiros gostam disto: