A música e o desenvolvimento das crianças

Uma das principais formas de conexão entre pais e filhos, durante a gestação e após o nascimento, é através da música. A curiosidade para conhecer e descobrir novos sons é um instinto natural, assim canções de ninar, histórias cantadas, rimas inventadas,  apresentações musicadas, são algumas das formas da música atrair a atenção das crianças independente da idade.

Tornar a criança sensível e receptiva aos sons, além de uma encantadora brincadeira, é uma forma de  ampliar os conhecimentos musicais da criança. Ao mesmo tempo que respeitamos e trazemos alegria ao promover o brincar, também ampliamos o aprendizado e o conhecimento dos pequenos.

Separamos uma lista especial de artistas para completar a playlist, confere aqui:

Badulaque é um duo de música infantil formado por Daniel Ayres e Julia Pittier.

Apresentando um repertório autoral, os arranjos da dupla são compostos a partir da utilização de instrumentos não convencionais, percussão corporal, sapateado, violão elétrico, piano e efeitos eletroacústicos. As letras das músicas focam na criatividade, na curiosidade e na inteligência da criança.

Aquático, de Ana Cristina

Aquático mergulha no universo dos seres que vivem nas águas, explorando-os artisticamente, por meio da criatividade de compositores brasileiros.

Criancerias

Um dos CDs do grupo Criancerias é Criancerias Manoel de Barros, um projeto educativo que propôs musicar a poesia de Manoel de Barros para o público infantil. São 10 poemas musicados pelo cantor e compositor Márcio De Camillo, que interpreta as canções ao lado de mais de 15 crianças nos vocais. O álbum foi indicado como um dos três melhores álbuns infantis de 2012 pelo ‘Prêmio da Música Brasileira’ e estreou em formato de videoclipes no Gloob, o novo canal infantil da Globosat.

Banda Osquindô

A banda que nasceu na cidade de Mariana, em Minas Gerais, desenvolve projetos em parceira com o setor educacional e já circulou mais de 120 cidades brasileiras. As músicas relembram cantigas, brincadeiras, jogos e mitos que fazem parte da cultura, principalmente da infância

Cara de quê? e Coração Palpita, do Grupo Coração Palpita

A iniciativa surgiu com o projeto Abrigo na Arte, como forma de levar educação de valores através da música e do teatro para as crianças do Abrigo Jesus, uma instituição escola que atende inúmeras crianças materialmente carentes.  As músicas do grupo são divertidas e contagiantes, despertando não só as crianças, mas também as crianças adormecidas em muitos adultos. E todo o repertório tem sido criado dentro desse ideal de valores.


Ciranda da Trança, Grupo Tremelengue

A dupla formada pelo músico Saulo Fergo e pela arte educadora Silvia Couto explora poesias infantis musicadas. A temática das canções são os animais, suas características, o estilo de andar, seus hábitos alimentares, seu meio ambiente. As letras além de possuírem um rico valor poético, trazem um valioso repertório de novas palavras para o vocabulário das crianças, além de despertar nelas uma grande admiração e respeito pelos animais.

Se você tiver alguma sugestão de grupos ou músicas compartilha com a gente. E conte também sua experiência com música para os pequenos.

Deixe uma resposta

Rolar para o topo
%d blogueiros gostam disto: