Para as crianças: história do carnaval

A festa mais popular do mundo, teve seu começo na Antiguidade, por ser uma festa que remete muito ao catolicismo, onde carnaval está diretamente relacionada com o jejum que deve ser realizado durante a quaresma (período que antecede a páscoa). Na Mesopotâmia, ocorria um ritual muito comum onde o rei perdia seus símbolos e sofria uma agressão pública, mostrando que nem o rei é um ser divino e que todos os seres são submissos. Na época medieval, os homens se vestiam de mulheres e saiam nas ruas na época do período fértil para a agricultura. Durante o Renascimento, que começou aproximadamente no ano de 1300, surgiu primeiramente na Itália e depois na França, um teatro popular chamado de “commedia dell’arte”. Na cidade de Florença, canções foram criadas para acompanhar os desfiles de pessoas que usavam trajes bem únicos como um capuz negro e uma máscara branca, esse período de Carnaval sempre foi conhecido como o mundo ao contrário, onde se era permitido ser quem você quisesse.

O carnaval no Brasil teve seu início a mais de 400 anos e tem uma ligação muito direta com a cultura africana, se tornando uma das festas que mais traz visibilidade para a cultura afro-brasileira que hoje em dia continua lutando para não perder sua essência e tradição, fazendo com que outros países se inspirem nessa ação brasileira. Esta comemoração foi trazida por meio da colonização dos europeus, sendo mais uma mistura de cultura para essa festa que fala tanto sobre como o Brasil é um país de miscigenação, os negros continuam participando de várias modalidades do carnaval que se permite ser uma festa para expressar a liberdade, democracia e desconstrução de preconceitos.

Em São Paulo, existem alguns blocos que já são tradicionais para a maioria dos foliões, o primeiro se chama Bloco dos Esfarrapados que já tem 73 anos, o bloco sempre reúne foliões de todas as idades e confere que as crianças são o futuro do bloco já que serão elas que darão continuidade para essa tradição.

No estado de São Paulo, foi nítido a diferença entre os dois carnavais que existiam, o grande carnaval como era chamado era o carnaval das pessoas elitizadas da cidade, onde as festas remetiam ao carnaval de Veneza e o pequeno carnaval que era o mais simples, baseado nas tradições portuguesas e negras.  O primeiro cordão carnavalesco criado no estado de São Paulo foi no ano de 1914 e foi conhecido como “Grupo Carnavalesco Barra Funda”, desde então, começaram a surgir novos cordões enchendo a cidade de desfiles de carnaval. Na década de 1930 o carnaval se situava nas ruas do centro de São Paulo, mostrando que era uma festa popular. Os desfiles das escolas de samba tomaram grandes proporções, quando times de futebol paulistas começaram a desfilar em seus carros alegóricos, atraindo mais e mais times para os desfiles.

No estado do Rio de Janeiro, surgiu um dos blocos mais conhecidos com o nome de Cordão da Bola Preta que tinha como meta trazer a história dos antigos “cordões” que estavam desaparecendo, no ano de 2012 o bloco conseguiu um público aproximado de 2,3 milhões de pessoas pelas ruas do Rio de Janeiro, tendo o título de maior carnaval do mundo. Também foi no Rio, onde um grupo de sambistas criaram no ano de 1928 a escola de samba Deixa Falar, que iniciou o samba urbano dando base para as escolas futuras que estavam para surgir.

A história do carnaval tradicional é importante que seja lembrada e ensinada para as crianças, que sempre olham essa data com extrema alegria. As fantasias, maquiagens existentes, as festas com máscaras sempre são belezas que as crianças gostam de participar, na hora da comemoração, é importante que tenha uma ajuda da criança, para que ela comece a ter um senso de coletividade e aprenda a realizar atividades manuais. Os bloquinhos infantis que são realizados em muitos locais, levam as crianças a ter esse contato maior com o carnaval, onde elas podem pular, brincar, cantar, criar amizades e fazer novas histórias. Para as mamães e princesas que estão pensando em pular carnaval nesse mês de fevereiro, então leiam esse post sobre como brincar com roupas confortáveis que vai garantir a diversão e o bem estar da pequena.

Não esqueça de acompanhar nossos posts sobre o carnaval no Blog. Nos siga no Instagram.

Deixe uma resposta

Rolar para o topo
%d blogueiros gostam disto: