Dicas para um final de ano mais saudável

Pinkninas_layout_comidas_saudaveis

As festas de final de ano integram aquela fase decretada em que as pessoas se esbaldam nas comidas e não pensam nas consequências que virão, mas para te aliviar, isto é muito normal e acontece com muita gente.  A época de festas é a mais difícil para manter o equilíbrio da alimentação saudável e da atividade física, obviamente  você pode – e deve – celebrar, mas sempre com moderação. Quando nos privamos de algo por um longo tempo e resolvemos compensar isso nas festas ou eventos sociais, acabamos sobrecarregando o nosso organismo e gerando problemas futuros.

Neste momento, você deve estar se perguntando se é possível ter uma ceia de Natal saudável e manter o equilíbrio e nós te falamos que sim, é possível. Para te ajudar nessa parte tão difícil de seguir e manter uma moderação, separamos algumas dicas para a sua ceia de natal. 

Não coma a mesma comida do ano inteiro 

Já é difícil manter a linha no dia a dia então, não transforme esta data comemorativa em mais uma data em que você come as mesmas coisas. Procure alimentos diferentes e que estejam na época, como, por exemplo, a fruta romã, além de muito saborosa é super conhecida pelas crendices da passagem do ano. Você também pode selecionar o damasco, esta fruta apresenta vários benefícios, além de ser doce e deliciosa. Quando você estiver fazendo o tradicional salpicão de final de ano, você pode substituir a maionese na hora do preparo, por um iogurte natural, deixando o prato mais saudável e tão gostoso quanto a receita original. 


Aprenda a dizer não

Nesta época é muito comum as pessoas se presentearem e oferecerem doces como presentes, e principalmente na hora da ceia sempre haverá algum prato que você está evitando e alguém vai te oferecer. Lembre-se que você tem o direito de recusar algumas coisas. É difícil no início, mas é uma questão de treino. Mude sua forma de pensar e comece a agir em prol do seu bem estar, afinal, você não é obrigada a aceitar tudo o que te oferecem. 

Se hidrate

Sim, a dica do mantenha-se hidratado deve ser seguida até no final do ano. Beber água é benéfico para todo o seu corpo, trazendo resultados para o seu bem estar. Antes de fazer uma refeição, é muito importante que você tome água, esta ação pode te  ajudar a perder peso, de acordo com um estudo publicado na revista Obesity. O seu intestino pode ficar bastante desregulado pela falta de água, ela é necessária para que os nutrientes sejam absorvidos. A falta de água também pode trazer problemas nos rins, estes órgãos são os responsáveis diretos pela filtragem e limpeza do organismo e necessitam de água para isso. A partir daí, podem surgir os temidos cálculos renais, que dentre vários problemas, causam muitas dores.


Alimente-se bem durante as manhãs 

Não é porque você pode abrir aquela exceção para as refeições da ceia que isso signifique que você possa abusar nas refeições da parte da manhã. Como o mais importante aqui é ser saudável e equilibrado, você deve procurar fazer refeições leves durante o seu dia, com bastante fruta, alguns alimentos leves e com fibras. O ideal é que você evite pão durante este tempo, por conter muito carboidrato este alimento pode te deixar bastante pesado , além de na maioria das vezes não saciar toda a sua fome. Depois da hora do almoço, procure comer uma sobremesa que mais combine com esta fase de verão, como um delicioso sorvete de frutas. Esta sobremesa é mega natural e saudável, saciando a sua vontade de doce e te refrescando ao mesmo tempo. 


Faça atividades físicas 

Não é porque o ano está acabando que você deve parar de praticar exercício físico, uma caminhada de meia hora por dia já faz muito bem para a sua saúde física e mental. A atividade física promove aceleração do metabolismo, que consome calorias até em repouso, e também pode regular o sono, pois a prática de exercícios libera endorfina, um hormônio que proporciona bem-estar e diminui a ansiedade e o estresse. Atividades físicas só fazem você se sentir melhor, tendo muito mais ânimo nesta fase de final de ano. 

Depois de tantas dicas para manter o equilíbrio no seu fim de ano, acho que agora a única coisa que resta a se fazer é aproveitar e colocar estas dicas em práticas. Gostou do post? Então comente aqui para nós, até a próxima.Acompanhe nosso instagram onde sempre tem novidades.

Deixe uma resposta

Rolar para o topo
%d blogueiros gostam disto: