Nomes de menina: conheça os 15 mais registrados de 2018

Conheça os nomes mais famosos e delicados do momento e inspire-se na escolha do nome da sua menina

nomes de meninas mais registrados no BR
Créditos: Eye for Ebony | Unsplash

Nomear uma filha não é uma tarefa tão fácil quanto parece. Mas uma coisa é certa: os pais querem que seja um nome bonito e com significado especial. É por isso que selecionamos os 15 nomes de meninas mais registrados em 2018, de acordo com o ranking do portal Baby Center e revelamos o significado de cada um deles. Confira!

1. Helena

Significados: “a reluzente”, “a resplandecente”.
Helena vem do grego Heléne, que deriva de heláne, “tocha”, em português. Além disso, o termo hélê quer dizer “raio de Sol”. Uma importante representante deste nome vem da mitologia grega: Helena de Troia. Filha de Zeus e Leda, a menina foi raptada pelo rei de Troia, Páris, e, do resgate, originou-se a Guerra de Troia. Outra Helena famosa, sem dúvida, é a santa, mãe do imperador Constantino, que foi canonizada logo após sua morte, no ano de 330. As variações de Helena podem ser: Helen, Elen, Elena, Helene, Elene, Heleny, Heleni, Eleny e Eleni.

2. Alice

Significados:“de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”.
Alice é uma das versões latinas de nomes franceses Adaliz, Alesia e Aliz. Estes, uma vez que são o diminutivo do nome germânico Adelaide, que é uma junção das palavras adal (nobre) e haidu (espécie). Este nome ganhou bastante evidência a partir do século 19, com o lançamento do livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol. Assim também, Alice são Alicia e Alizia são outras derivações de nome para a sua menina, igualmente lindos.

3. Laura

Significados:“loureiro”, “vitoriosa” e “triunfadora”.
Laura é uma versão feminina de Lauro, que tem origem no latim laurus (louro).
Na antiguidade, esta planta simbolizava a vitória, a imortalidade e a glória. Por isso, na Grécia, as coroas dos vencedores das Olimpíadas eram feitas de folhas de louro, uma forma de oferenda ao deus Apolo. Laura também tem uma representante no Cristianismo: Santa Laura de Córdoba, a protetora contra doenças das mãos.

LEIA TAMBÉM: lindas ideias de lembrancinhas para fazer no aniversário da sua pequena!

4. Manuela

Significados: “Deus está conosco”.
Manuela é a forma feminina de Manuel, uma variante de Emanuel, originado do hebraico Immanuel, que é uma junção de immanu (conosco) e El (Deus). Immanuel é uma denominação do Messias para os hebreus, mostrada no Antigo Testamento.
As variações mais comuns para Manuela são: Manuella, Manuelly, Emanuela, Emanuelly, Manuelia e Manuelina.

5. Valentina

Significados: “valente”, “forte”, “vigorosa” e “cheia de saúde”.
Valentina é a versão feminina de Valentim e Valentino. Este último origina-se do latim Valentinus, que é o diminutivo de valens e valentis (valente, forte e vigoroso).
Antes de ser febre no Brasil, Valentina já era um nome muito popular na Rússia, principalmente por conta de Valentina Tereshkova, a primeira mulher a ir ao espaço e tida como heroína desde então. Valentina é um nome que ganhou muita popularidade nos últimos anos aqui no Brasil.

VEJA TAMBÉM: Confira nossa seção de roupas para batizados!

6. Sophia

Significados: “sabedoria” e “sabedoria divina”.
Sophia tem origem na palavra grega sophia, que significa sabedoria.
No Brasil, Sophia é um dos nomes de menina mais popularesbastante popular, assim como as variantes Sofia, Sophie, Sophya, Sofya e Soffia.

7. Isabella

Significados: “casta”, “pura”, “Deus é juramento” e “consagrada a Deus”.
Isabella é uma variação de Isabel, que tem origem na palavra hebraica Izebel (casta, pura). Há ainda algumas teorias de que Isabella seja uma variação de Elisabete, do hebraico Elishebba (“Deus é juramento”, “consagrada a Deus”). Algumas variantes deste nome são: Isabelle, Isabela, e Isabelly.

8. Heloísa

Significados: “muito saudável”, “combatente gloriosa”, “guerreira famosa”, “famosa na guerra”.
Heloísa é uma variação do francês Heloíse e muitos estudiosos dizem que este nome está relacionado com a palavra grega helios (sol). Outra derivação vem do termo germânico Helewidis, que é uma junção das palavras heil (saudável) e wid (largo, amplo). Algumas derivações deste nome são: Eloísa, Heloíse, Eloise e Eloíza.

9. Luiza

Significados: “combatente gloriosa”, “guerreira ilustre” e, “gloriosa nas batalhas”.
Este nome é uma variação de Luísa que, por sua vez, é o feminino de Luís. Mas, a raiz deste nome vem do germânico Ludwig, que é uma junção das palavras hlud (glória, ilustre) e wig (batalha, guerra). As variações mais famosas deste lindo nome são: Luísa, Louise, Liz e Lisa.

nomes de meninas mais registrados em 2018
Créditos: Patricia Prudente | Unsplash

10. Júlia

Significados: “fofa”, “macia”, “jovem” e “filha de Júpiter”.
Júlia é a versão feminina de Júlio, que vem do latim Julius que, por sua vez, origina-se do grego loulos (fofo, macio). De acordo com estudiosos, Júlia pode significar “filha de Júpiter”. Uma representante famosa deste nome é a atriz Julia Roberts que, depois do enorme sucesso com o filme “Uma Linda Mulher”, teve seu nome homenageado em todo mundo. Júlia também é citada na Bíblia, especificamente em Romanos, no Novo Testamento, como a mulher a quem o apóstolo Paulo se dirige. As variantes deste nome de menina podem ser: Giulia, Julie, July e Juliana.

LEIA TAMBÉM: Veja nossa seleção de vestidos infantis incríveis para a sua gatinha!

11. Lorena

Significados: “reino de Lotário” ou “reino da famosa guerreira”.
Lorena é um nome de menina que vem do francês Lorraine, uma adaptação do francês antigo Lot-regne (reino de Lotário ou Lotaríngia). Já Lotário vem de Hlodohari, junção das palavras germânicas hlod (fama, glória) e hari (exército). Lorena também é uma cidade do interior de São Paulo e uma região na França (Lorraine), onde viveu Joana d’Arc e o sociólogo Émile Durkheim.
Outra teoria para a origem do nome Lorena é que ele venha de Lourença, derivado do sobrenome romano Laurentius (“de Lorento”), uma região italiana que agora se chama Paterno. As variações deste nome incluem: Lorraine, Loraine, Loren e Loreny.

12. Lívia

Significados: “pálida”, “lívida” e “clara”.
Este nome é a versão feminina de Lívio, que se origina da palavra latina liviu (lívido, claro e pálido). Este nome é bem representado no período romano por duas imperatrizes. Lívia Drusilla, esposa do imperador Otávio Augusto e mãe do imperador Tibério; e Lívia Orestila, segunda esposa do imperador Calígula. Este é um dos nomes de menina mais poderosos da nossa lista.
As variantes famosas deste nome são: Livie, Livya, Livian e Liviany.

13. Maria Luiza

Significados: “soberana senhora combatente gloriosa”, “guerreira famosa e pura” e “mulher pura famosa na guerra”.
Este é o nome composto mais registrado no Brasil e uma linda combinação que vem de nomes de diferentes origens. Maria é um dos nomes de menina mais comuns no Brasil, assim como toda América Latina, Portugal e Espanha por ter sido citado na Bíblia, como a mãe de Jesus Cristo.

Sua origem, apesar da popularidade, é incerta. Acredita-se que tenha origem hebraica, do nome Myriam ( senhora, soberana”, vidente). Pode ir ainda mais além, do sânscrito Maryáh (“a pureza”, “a virtude” e “a virgindade”). Enquanto Luiza é uma variação de Luísa que, por sua vez, é o feminino de Luís. Mas, a raiz deste nome vem do germânico Ludwig, que é uma junção das palavras hlud (glória, ilustre) e wig (batalha, guerra). As variações mais famosas deste lindo nome são: Luísa, Louise, Liz e Lisa.

14. Cecília

Significados: “cega”, “sábia” e “a guardiã dos músicos”.
O nome vem do sobrenome romano, Caecilius, vindo da palavra latina caecus (cega). Apesar do significado um pouco estranho, o sobrenome era utilizado, provavelmente, para homenagear alguma pessoa muito sábia que tinha problema de visão. Os romanos associavam este nome a pessoas muito focadas na sabedoria. Uma famosa representante deste nome é Santa Cecília, a protetora dos músicos. No Brasil, temos a jornalista, poetisa, professora e pintora Cecília Meireles. Cecícila é um dos nomes de menina mais cultos da nossa lista!

15. Eloá

Significados: “Deus”.
Eloá vem do hebraico Eloah, do aramaico Eláh, do árabe Iláh e do siríaco Allahá, que significa Deus. Este nome forte é originalmente masculino. Porém, aqui no Brasil, a terminação com “a” ganha um significado feminino. Este nome ganhou bastante popularidade a partir da década de 90, de acordo com o Censo Demográfico. Outras variantes para este nome são: Heloá e Eloah.

Tantos nomes lindos que fica difícil escolher só um, não é? Mas agora que você já sabe o significado para os nomes de menina mais populares do momento, que tal ver algumas roupinhas para a sua princesa que está para chegar, como os lindos bodies de nossa loja? É só clicar aqui.

Deixe uma resposta

Rolar para o topo
%d blogueiros gostam disto: