Semana da vó: conheça mais sobre esta data tão especial

Comemorado anualmente em 26 de julho, o Dia da Vó, foi escolhido em homenagem à Santa Ana e São Joaquim, os avós de Jesus Cristo. 

Os dois são considerados os padroeiros de todos os avós pela Igreja Católica, pois em 26 de julho de 1584, o Papa Gregório VIII canonizou os avós de Jesus Cristo, e por isso a escolha desta data para a comemoração. Mas desde o século VI há registros da veneração aos pais de Maria. 

Mas como foi criada esta data? 

Relatos históricos atestam que no século I a.C., Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e desejavam ter filhos, por isso pediram ao Senhor que lhes enviasse uma criança. Não se sabe exatamente a idade do casal, mas relatos atestam que já tinham uma idade avançada e apesar disso, a bíblia relata que um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a uma menina a quem batizaram de Maria. 

Devido a esta história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Ana morreu quando Maria tinha apenas três anos. 

Curiosamente o dia dos Avós só é comemorado no dia 26 de julho no Brasil e em Portugal. Na Itália, por exemplo, os italianos preferiram desvincular o Dia dos Avós da memória dos santos. Enfatizando o caráter civil (e não religioso) da celebração- e a “Festa Dei Nonni” é celebrada dia 2 de outubro.

Outro lugar em que o Dia dos Avós é em data diferente é nos Estados Unidos. Lá, a comemoração se dá no primeiro domingo de setembro. No Reino Unido, é comemorado no primeiro domingo de outubro; na Estônia, no segundo domingo de outubro; na Austrália, no primeiro domingo de novembro; no Canadá, em 25 de outubro. Na França enquanto o dia das avós é comemorado no primeiro domingo de março, o dia dos avôs é no primeiro domingo de outubro.

Independente do país, ter vó é tudo de bom e merece uma comemoração especial. Se você tiver sua vovó por perto, compartilha sua foto com a gente. Nosso instagram é @pinkninas. Esperamos você por lá também. 

Deixe uma resposta

Rolar para o topo
%d blogueiros gostam disto: