Como proteger as mãos do ressecamento em tempos de coronavírus

Pink Ninas Moda Infantil

Uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o combate à Covid-19 e tantas outras doenças é a higienização das mãos. Sendo muito importante ensinar isto às nossas crianças desde cedo. Com o coronavírus, este ato virou mais do que necessário, afinal se você e sua família estão aí, super protegidos, seguindo à risca os conselhos da OMS, que incluem obedecer a quarentena e lavar e deixar as mãos limpas frequentemente. Já sabe, saiu de casa? Lava a mão. Pegou em algo no supermercado? Lava a mão. Chegou em casa? Lava a mão. Recebeu o delivery? Lava a mão. Ou seja, esta parte do corpo está mais do que nunca em evidência e muito exposta. 

Usar o álcool em gel também é indicado na desinfecção das mãos. Porém, com toda esta limpeza, nossas mãos e, também, as mãos das crianças podem sofrer de ressecamento. Afinal, ao lavarmos tanto e passarmos tanto álcool em gel a barreira cutânea da nossa pele não aguenta. O excesso de álcool em gel desidrata muito nossa pele. Vale lembrar, também, que o álcool indicado para a limpeza das mãos é o álcool 70°, o que resseca mais ainda a pele, por conter uma quantidade muito pequena de água na sua formulação.

Hidratar a pele, além de uma questão estética, é uma questão de saúde. Uma pele ressecada apresenta pequenas fissuras, que podem ser a porta de entrada para agente patogênicos, causando irritação e até infecções de pele graves. Também é importante lembrar que a pele das crianças é muito mais frágil do que a dos adultos, principalmente as mãos. Mas, para o alívio dos pais, algumas dicas podem ser seguidas para minimizar este desconforto, sem esquecer da saúde. 

Utilizar pomadas ou cremes hidratantes formulados especificamente para a pele das crianças é um bom começo. Sempre após a limpeza das mãos, ou quando perceber que elas estão demasiadamente ressecadas, é importante aplicar uma pequena quantidade e espalhar bem, até que a pele tenha absorvido todo o produto por completo.

Uma outra dica é utilizar óleos vegetais extra virgens, como o azeite de oliva, o óleo de coco ou de argan. Eles também devem ser aplicados em pouca quantidade, apenas algumas gotinhas, e deve-se espalhar por toda a mão e entre os dedos. O inconveniente destes óleos é que eles podem ter um cheiro ou textura desagradável para as crianças. O mesmo vale para as manteigas vegetais, como a manteiga de cacau e a de karité. 

Caso o ressecamento esteja muito forte, o mais indicado é levar a criança ao dermatologista, pois este sintoma pode indicar outros problemas de saúde. O médico especialista também irá receitar o melhor hidratante ou medicamento para combater o ressecamento das mãos das crianças. 

Também é importante lembrar do uso do protetor solar. As mãos ressecadas ficam mais sensíveis e susceptíveis a queimaduras solares. Você pode encontrar no mercado hidratantes que já apresentam FPS (fator de proteção solar) na sua formulação, o que facilita o processo e diminui o uso de vários produtos, o que é ótimo para as crianças. Não esqueça, em caso de dúvidas, consulte um médico ou pediatra.

Gostou das nossas dicas? Tem sugestões de outras postagens? Mande para a gente! Adoramos ter este retorno de noss@s clientes. Sempre estamos atualizando nosso blog! E não esquece de seguir a gente no nosso instagram @pinkninas.

Deixe uma resposta

Rolar para o topo
%d blogueiros gostam disto: