Como estimular o hábito da leitura para as pequenas?

23 de Abril é o Dia Mundial do Livro e o hábito da leitura proporciona diversos benefícios às crianças. Dentre eles: aumenta a concentração e o vocabulário, desenvolve a compreensão, incentiva a imaginação e o lado criativo e promove o conhecimento das emoções e dos sentimentos.

Pensando nisso, reunimos algumas sugestões de como implementar a leitura na rotina da sua princesa. Olha só:

Prepare o ambiente: do mesmo modo que os brinquedos têm seu espaço, a leitura precisa ter um cantinho apropriado – que vai variar conforme a disponibilidade da casa de vocês, claro. Mas é interessante dispô-los em uma prateleira e ter um ambiente agradável e aconchegante para sua pequena ler.

Escolha os livros apropriados à idade e de acordo aos interesses da criança: o processo de seleção da leitura deve levar em conta a capacidade de compreensão da sua filha bem como os interesses dela. Por exemplo, se é uma criança que não se identifica com contos de fadas, não adianta você insistir porque VOCÊ gosta. Isso, invés de tornar a leitura leve e divertida, logo se tornará um fardo.

Atente-se aos possíveis desafios: muitas vezes os livros trazem palavras ou mesmo situações que requererão o seu suporte para dar uma explicação complementar a sua filha. Portanto, você também precisa de disposição para o processo de leitura. E podem, inclusive, combinar livros para serem lidos em família, enquanto outros ela pode ler sozinha, por exemplo.

Ler precisa ser divertido: não existe livro certo ou errado. Os livros lúdicos não são necessariamente para bebês e crianças de todas as idades podem se beneficiar dele. Além disso, quando retomarmos o cotidiano rotineiro, que nos permitirá sair às ruas, busque por programações que incluam a leitura – como feiras do livro e bibliotecas. A própria tecnologia pode ser usada para isso também, através de aplicativos e livros virtuais. E existem também clubes de assinatura de livros que podem contribuir para uma leitura divertida.

Diversifique os gêneros literários: ciente da temática que sua filha se interessa, busque por livros de diferentes gêneros que abordem esse tipo de enredo. Assim, ela terá mais repertório e poderá inovar sempre mais.

Seja o exemplo: as crianças sempre se inspiram em nós. Portanto, não basta você estimular a leitura se não tem o hábito de ler também. Caso seja uma leitora assídua, sem problemas. Agora se você não lê, aproveite a oportunidade para incluir a leitura em sua rotina também.

E, claro, que aqui na PinkNinas temos diversos lookinhos próprios para o momento da leitura. Um deles é a fantasia de Alice, um vestido azul com avental branco, com destaque para a charmosa tiara com flores brancas de tecido, continhas e laços azuis. O corpo do vestido é um collant azul com decote redondo, zíper nas costas, aplicação de golinha redonda azul, com renda e aviamento bordado e manguinhas fofas com franzido e elástico na barra. A saia, bem rodada, te aplicação de aviamentos decorativos, tipo passamanarias, e saia interna com aplicação de três camadas de babados de tule filó de armação formando barrado – o destaque vai para o avental branco, com faixa larga na cintura e charmoso laço nas costas.

Outra opção de fantasia, a de Chapeuzinho Vermelho, tem destaque para a charmosa capa vermelha com capuz, bem rodada, sianinha amarela com brilho e acompanha graciosa cestinha de vime com toalhinha xadrez com renda, fitas e laços. O corpo do vestido é um collant preto, com decote quadrado, delicado friso e detalhe branco com recortes e zíper para fechamento nas costas, com manguinhas brancas, franzidas e bem fofas, com elástico na barra e frente com lindo entrelaçado com fita branca e poás vermelhas e avental xadrez com renda e sianinha. A saia de tactel, com microfibra, é bem franzida e rodada e aplicação de sianinha e tem saia tule de armação com aplicação de renda em sua barra.

Outra sugestão, menos fantasiosa, mas igualmente lúdica, é o conjunto da Mon Sucré, composto de blusa e saia longa, com linda estampa do Marrocos com castelos, palmeiras, detalhes dourados. A charmosa blusa tem babado e alcinhas amarrando nos ombros, com sininhos e pompons e a saia longa tem cós largo, zíper nas costas, babado formando o delicado barrado. Com modelagem evasê, tem babado, forro de malha super macia e confortável.

E se a pedida for ler antes de dormir, o ideal é o pijama da Turma da Mônica & Mon Sucré, de malha de poliéster com elastano, com linda estampa de poás multicoloridas, tendo a frente as queridas personagens Mônica e Magali e decote redondo, mangas longas, abertura nas costas com botões, elástico largo na cintura e faixa para amarração.

Deixe uma resposta

Rolar para o topo
%d blogueiros gostam disto: