Como escolher o melhor calçado para as crianças?

Tão importante quanto escolher bem as roupas para vestir as crianças, é ter atenção na hora de comprar os calçados das meninas. Esse cuidado precisa ser redobrado para não interferir na saúde dos pés das pequenininhas. Afinal, a principal função do sapato é proteger os pés e permitir a mobilidade adequada à criança. Para acertar na escolha, confira nossas dicas:

CONSIDERE O MATERIAL: para as bebês, o calçado tem como função aquecer os pés e proteger a pele sensível. Por isso, não pode ser rígido para não comprimir os pezinhos da bebê, ocasionando desconforto. Os sapatos precisam ser confeccionados em materiais flexíveis e confortáveis, que possam se moldar aos pés, permitindo o livre movimento dos dedos e tornozelos. Isso garante pés livres de bolhas ou feridas.

ATENTE-SE À RESISTÊNCIA: além do conforto, o calçado precisa proporcionar resistência. Opte por sapatos com calcanhar firme, evitando que o pé vire e se machuque. O material deve ser resistente, flexível, leve e ter amortecimento. Prefira, também, o solado antiderrapante, prevenindo escorregões e quedas.

CERTIFIQUE-SE DA VENTILAÇÃO: como as crianças transpiram muito, é importante que o calçado seja arejado, uma vez que o suor pode causar fungos e mau cheiro. Nos dias mais quentes, opte por chinelas e sandálias para favorecer a ventilação. Guarde os sapatos limpos e coloque um punhado de bicarbonato de sódio em seu interior, deixando por 24 horas, e limpando com um pano úmido depois, para garantir sua limpeza e afastar os fungos.

ATENTE-SE AO TAMANHO: diferente das roupas, que podem ser compradas em tamanhos maiores visando o melhor aproveitamento, esta não é uma prática indicada para a compra dos calçados. Sapatos muito maiores podem ocasionar desequilíbrio e quedas – além de poder machucar os tornozelos das crianças. Por outro lado, o tamanho adequado comprime o pé em pouco tempo e pode resultar na má formação das unhas e dos pés. Por isso, prefira comprar um tamanho maior, verificando se o calçado não sai do pé da criança e que haja, pelo menos, 1 cm de espaçamento entre as pontas dos dedos e o sapato.

EVITE O REAPROVEITAMENTO: é muito comum, especialmente quem tem mais de um filho, guardar as roupas do mais velho para repassar ao mais novo. Acontece que isso não é recomendado em relação aos sapatos porque cada pessoa tem um tipo de pisada, desgastando o calçado de forma diferente. Além disso, o sapato costuma se moldar ao formato dos pés, trazendo prejuízos à saúde só segundo usuário.

CRIANÇA PRECISA USAR SAPATO DE CRIANÇA: em algumas situações, por insistência da própria criança, em querer um sapato parecido com o de alguém que ela admira, os pais acabam cedendo e comprando uma versão de calçado adulto em modelo menor, do mesmo tamanho (ou próximo) ao da criança. Acontece que essa não é uma prática recomendada, uma vez que os calçados desenvolvidos para crianças têm especificações especiais para os pés infantis. Sapatos adultos tendem a ter materiais mais rígidos e saltos, que não são indicados às pequenas.

Depois de conferir essas dicas maravilhosas, compartilhamos alguns modelos que acabaram de chegar aqui na PinkNinas, sendo um preview da nossa coleção outono-inverno 2021 – com calçados desenvolvidos exclusivamente para a PinkNinas pela Menina Rio e Ma&Me.

Uma das novidades é a sapatilha Ma&Me, disponível na numeração do 19 ao 27. Esta é rosa, com sola bege, forro cacharrel e tem elástico largo cruzado na frente. Mas temos o mesmo modelo em outras cores também – como na versão jambo ou preta envernizada e cristal rosê em suede.

Outra belezinha é a sandália Menina Rio, que calça do 19 ao 34 e tem solado bege, frente com única tira larga e fechamento com fivela ouro light.

Mais uma linda opção da Menina Rio é o sapato em napa branco, com numeração que vai do 28 ao 36, com destaque às tiras e ao laçarote e com detalhe de fivela em níquel para fechamento, forro pele e sola PVC bege.

E como os tênis não poderiam ficar de fora, especialmente agora, pertinho da volta às aulas, tem este lindo modelo Ipanema, com solado branco, forro cacharrel pele e frente com ilhoses dourados e cadarços para amarração. Ele calça do 28 ao 37 e tem destaque para a lateral com aplicação de cristais.

Se quiser conferir mais opções e novidades, é só dar uma passada no nosso site, que tem mais um montão de novidades fresquinhas pra sua pequena!

Deixe uma resposta

Rolar para o topo
%d blogueiros gostam disto: