Briga entre irmãos: como lidar e amenizar conflitos

Quem tem mais de um filho em casa já sabe que briga entre irmãos é bem comum e frequente. Por isso, selecionamos 19 dicas para lidar melhor com esse assunto que estressa a casa toda

Irmã abraçando irmãozinho. Os dois estão de costas para a câmera
Créditos: Joshua Clay | Unsplash

As brigas entre irmãos deixam a gente de cabelo em pé, não é mesmo? Seja pelo canal que estão assistindo, pelo brinquedo que querem naquele momento ou por qualquer outra coisa, a gritaria e os tapas nos deixam triste e com raiva. Com o intuito de hastear a bandeira branca no seu lar, te ajudamos com 19 dicas valiosas para acabar ou diminuir a frequência da briga entre irmãos na sua casa. Confira!

1. Crie regras

Parece um pouco fria essa dica, mas ajuda bastante. De fato, já há regras na sua casa, como a de lavar as mãos antes de ir à mesa fazer as refeições, a de dar descarga depois de usar o banheiro. Então, é preciso estipular regras também para outras coisas, como o uso de brinquedos, a organização dos próprios pertences e outras que você perceba ser necessárias.

É preciso reforçar sempre essas regras para que todos lembrem delas. Assim, a briga entre irmãos vai diminuir cada vez mais.

2. Respire

Essa é uma das dicas mais difíceis, mas também, uma das mais importantes. Como manter a calma com o estresse que está acontecendo, fora outras tarefas que você precisa realizar? Mas, a partir do momento que você respira para relaxar, as ideias se organizam melhor na mente e a solução aparece. Além disso, transmitir tranquilidade para os pequenos, deixam todos os envolvidos mais relaxados e propensos a não discutirem entre si.

3. Brigar é saudável

De acordo com uma matéria da BBC, há pontos positivos nesse estresse familiar e o principal deles é a oportunidade de aprender sobre igualdade e justiça, principalmente na vida adulta. Por isso, se perceber que estão se resolvendo, não interfira.

4. Nem sempre é bom se intrometer

Seus filhos estão aprendendo a conquistar suas próprias vitórias. Então, muitas vezes, eles vão resolver o problema sozinhos. Mas, caso você perceba que a briga está longe de terminar ou que você seja “solicitada” com o famoso “Manhê, olha ela!”, vá para a próxima dica.

5. Coloque-se no lugar dos envolvidos

Essa é uma ótima dica para qualquer tipo de conflito na VIDA. Colocar-se no lugar da outra pessoa nos faz perceber o modo de pensar do outro. Assim, podemos nos comunicar na linguagem dos envolvidos, de modo que todos absorvam aquelas informações. É a famosa empatia.

VEJA TAMBÉM: Lindos vestidos infantis de festa para a sua princesa arrasar em qualquer evento!

6. Não grite

Quando você se descontrola, você só impõe o medo àquela situação e não ensina nada, apenas que, para conseguir o que quer, é permitido gritar. Isso é algo que não faz o menor sentido, concorda? Claro que na hora da tensão, é difícil lembrar dessa dica. Porém, com a prática, você vai intervir nas brigas entre irmãos com muito profissionalismo e tranquilidade!

7. Converse com eles

Às vezes nos esquecemos que nossos filhos são seres pensantes e entendem uma boa conversa. Por isso que conversar com eles de igual para igual os ajuda a entender que o que está acontecendo ali não é legal para ninguém. É preciso dar o exemplo também e não ser agressiva em uma discussão com o marido ou outro adulto. Lembre-se de que as crianças aprendem muito mais com o jeito com que lidamos com o mundo do que as ordens que saem das nossas bocas.

8. Ensine seus filhos a se colocarem no lugar do outro

A empatia é fundamental para se relacionar bem com as pessoas. Assim como é importante você ser empática, ensiná-los a se colocar no lugar do outro é fundamental para evitar brigas. Um deles vai entender que está errado ou por que o outro está bravo e a discussão entre eles vai acabar mais rápido do que começou.

9. Ajude a criar soluções

Depois de entender o motivo da discussão e ouvir todos que estão na briga, chegou a hora de pensar em soluções que todos respeitem e entendam. Se seus filhos pensarem em soluções, ótimo. Mas, caso não cheguem a um acordo, proponha algo que seja benéfico para todos.

LEIA TAMBÉM: lugares incríveis para passear em Sampa para evitar as brigas e aumentar a diversão!

10. Compartilhar é bom

A briga entre irmãos acontece, na maioria das vezes, por algo que eles querem usar ao mesmo tempo! Tirar o objeto de cena para que nenhum deles o use resolve aquela situação, mas não o problema em si, já que eles vão brigar por outro item. Mostre que todos podem brincar com aquele brinquedo, mas precisam resolver quem vai utilizá-lo primeiro ou por quanto tempo cada um vai usar. Enquanto isso, outro irmão pode brincar e fazer com outras coisas. E por que não brincar juntos? Dependendo do objeto é possível e um ótimo estímulo para aprenderem a dividir algo. Pode dar um pouco de trabalho, mas, com o tempo, eles vão saber que esperar a vez é algo bom.

11. Compartilhar não é obrigatório

Sabemos que compartilhar é bom e devemos ensinar isso aos nossos filhos. Mas obrigá-los a dividir é outra história. A obrigação torna a experiência ruim e a criança pode não querer fazer isso de novo ou pior: aprender que dividir é ruim. Então, mostre que é preciso esperar a vez do outro brincar e que a vez de todo mundo vai chegar.

12. Seja justa

Nem sempre o mais novinho tem razão. Então, cuidado para não cometer injustiças e ensinar errado os seus pequenos. Claro que os mais velhos entendem melhor, mas é uma ótima oportunidade de ensinar para todos os envolvidos que quem está certo se beneficia mais.

13. Apontar os erros

Mais do que se desculpar, as crianças precisam entender o que está errado naquela briga. A reflexão é uma ótima maneira de evoluir e evitar conflitos futuros… pelo menos para aquele tipo de situação.

14. Não agrida

Usar de agressão não resolve nada, seja ela verbal ou física. Ao contrário, você só ensinará que esta é a maneira certa para resolver problemas e seus filhos vão se comportar como você dentro e fora de casa, entre eles e com outras crianças.

VEJA TAMBÉM: fantasias infantis para meninas que são uma fofura só!

15. Evite comparações entre os irmãos

Às vezes, elogiamos um filho durante uma briga e acabamos ofendendo o outro. “Poxa, vida, você é tão inteligente. Por que agiu assim?” Pronto, o outro foi chamado de burro e agora você faz parte dessa discussão. Por isso, evite elogiar um ou outro para não piorar a situação.

Briga entre irmâos: Irmã mais velha abraçando irmão mais novo
Créditos: Chayene Rafaela | Unsplash

16. Dê mais atenção a eles separadamente

Com a rotina corrida, às vezes nos esquecemos de cuidar de cada um deles sozinhos. Mostrar que você é atenciosa com todos pode diminuir os ciúmes que eles sentem de você. Além de perceberem que você é uma mãe que cuida de todos eles. Então, ajude na lição com um, jogue videogame com outro, brinque de casinha… qualquer atividade que fizer exclusivamente com um filho, vai fazer eles pensarem: “ela me ama muito” consequentemente, a briga entre irmãos por ciúmes ou disputa pelo amor da mãe vai diminuir ou até mesmo acabar!

17. Não ceda às crises de raiva

Do momento que seu filho tiver uma crise de raiva e você fizer o que ele quer, você mostrou que essas birras são boas para ele e ele fará isso toda vez que achar necessário. Então, não se assuste com esse espetáculo infantil. É normal e faz parte da infância. Portanto, converse com ele de maneira que ele entenda o que está acontecendo e que as birras resolvem absolutamente nada.

LEIA TAMBÉM: Receitinhas deliciosas e práticas para fazer em até 1 hora!

18. Seja paciente

Essa praticamos desde que o filho estava na barriga, não é? Então, continue praticando a paciência, pois os relacionamentos não são fáceis, principalmente de tantos indivíduos dividindo a mesma casa. Seus filhos estão se conhecendo, conhecendo o irmão, os familiares, você… então, a paciência precisa ser sua melhor amiga para educar, SEMPRE.

19. E quando nada disso resolver?

Se a briga entre os irmãos estão indo para algo mais violento ou cruel, é preciso buscar ajuda profissional, com um psicólogo, por exemplo. Às vezes, até já notamos algum comportamento estranho em um dos nossos filhos, ou a própria escola já nos alertou. Não tenha medo ou vergonha de buscar ajuda. Lembre-se de que o foco é o bem-estar dos seus filhos sempre.

Gostou das dicas? Algumas delas pode não funcionar de imediato. Às vezes, até parecem inúteis. Então, insista nesses ensinamentos para que seus filhos saibam que é preciso respeitar os deveres para todos terem seus direitos respeitados.

Qual dica funciona melhor na sua casa? Conta para a gente nos comentários ou compartilhe esse post com a sua resposta nas redes sociais!

Deixe uma resposta

Rolar para o topo
%d blogueiros gostam disto: