20 lanchinhos saudáveis para sua filha levar na lancheira

Se você se preocupa com uma alimentação balanceada, sabe o quanto pode ser cansativo planejar a lancheira escolar, evitando alimentos industrializados. Por isso, selecionamos lanchinhos saudáveis e práticos de fazer em casa para a sua filha se divertir no recreio, não só com as brincadeiras, mas também na hora de se alimentar

lanchinhos saudáveis para levar na lancheira escolar

Uma alimentação balanceada é a preocupação de muitas famílias, principalmente em relação às crianças, que recebem o exemplo dos adultos e amiguinhos. Por isso, na hora de montar uma lancheira equilibrada, é preciso ter três itens destes grupos alimentares: construtores, como leite e derivados, carnes (ave, peixe, carne vermelha); energéticos, como pães e biscoitos; e reguladores, que são o caso dos sucos e frutas naturais.

Se sua filha já está cansada de levar o mesmo lanchinho todos os dias para a escola, selecionamos opções práticas e fáceis de fazer que vão deixar todos felizes: ela, por ter novidades gostosas para comer no recreio e você, por colocar opções nutritivas e ver que a lancheira vai voltar vazia. Então, confira as receitinhas!

Salgados

Até o item 10 selecionamos deliciosos lanchinhos saudáveis salgados para colocar na lancheira da sua filha.

1. Empadinha de Liquidificador de Queijo

Com sete ingredientes você faz um lanche gostoso e que as pequenas vão amar! Sem contar na praticidade de jogar tudo no liquidificador, colocar nas forminhas e levar ao forno.

2. Pão de queijo e mandioquinha

Pão de queijo é uma paixão nacional e essa receita ainda traz os benefícios nutricionais com a mandioquinha, o azeite e o orégano. Com certeza, um dos lanchinhos saudáveis que você vai decorar de tanto que vai fazer!

3. Nuggets caseiro de frango

Esse é um dos lanchinhos saudáveis que vai fazer sucesso aí na sua casa. É difícil encontrar alguém que não goste dos tradicionais nuggets. Então, você nem precisa contar para ninguém que é uma comidinha caseira para não assustar as crianças, que viram a cara para alimentos saudáveis. Para fazer esta receita, é preciso utilizar o processador. Mas, se você tem paciência, pode usar o liquidificador também.

LEIA TAMBÉM: receitinhas típicas de festa junina, mas que matam a vontade o ano todo!

4. Muffin salgado de tapioca com legumes

Seguindo o estilo de receita prática, a única dificuldade é picar os alimentos (ou cortá-los em cubinhos). Ela também é prática, podendo acrescentar ou substituir os ingredientes do recheio por queijo, frango desfiado, carne seca e outros de sua preferência.

5. Esfiha fechada de carne

O bom dessa receita é que ela rende muito e pode ser congelada. Sem contar que é deliciosa, com massa leve e macia e o recheio bem suculento. Caso queira, você pode acrescentar ou substituir por outros ingredientes. Que tal?

6. Biscoito caseiro de polvilho

A autora desta receita é nada mais, nada menos que Bela Gil, a rainha da alimentação saudável. Este biscoitinho salgado de polvilho é crocante e delicioso e ainda tem um detalhe maravilhoso: é muito nutritivo e pode dá-lo para sua filha sem culpa!

7. Salgadinho de queijo

Uma opção que faz sucesso da forma industrializada, vai fazer ainda mais na forma caseira. Apesar de parecer difícil de fazer, é uma receita superprática, sem contar que é deliciosa! Vale lembrar que eles são assados, como se fossem biscoitinhos… hummmm!

8. Patê caseiro de frango

Aquele frango que você usou para o almoço ou a janta pode render um saboroso patê. Esta é uma das receitas que vai rechear diversos lanchinhos saudáveis, como pães e biscoitos salgados.

LEIA TAMBÉM: refeições rápidas e práticas para ninguém botar defeito!

9. Pão de cenoura

Pão de cenoura é muito saboroso. Esta receita deixa a massa suave e a autora sugere trocar metade da cenoura por batatas para a massa ficar ainda mais leve. Ela também sugere trocar a farinha de trigo refinada pela integral, para que o lanche fique muito mais nutritivo e igualmente delicioso.

10. Bisnaguinha caseira

Pão é um item básico e muito comum para um lanchinho. Aqui, o fato de ser caseira, torna a bisnaguinha saudável (e deliciosa!). Para rechear os pãezinhos, use manteiga, requeijão, geleia, frios ou o que sua imaginação e a das crianças desejarem.

Doces

A partir do item 11, colocamos lanchinhos saudáveis doces, que farão a alegria da criançada, para complementar as frutas e sucos da lancheira escolar.

11. Bolo de laranja

Bolo de laranja é uma delícia e um dos bolos mais saudáveis que tem. Esta receita deixa a massa leve e fofinha, além do aroma delicioso de laranja. Por último, mas não menos importante, aqui não vai leite, sendo uma ótima opção aos intolerantes à lactose.

12. Bolo de fubá simples

Bolo é uma delícia e faz sucesso nas lancheiras de todo o Brasil. Nesta receita, é possível fazer em três versões diferentes: com erva doce, com raspas de limão e com pedacinhos de goiabada. Também podemos fazer para o lanchinho da tarde… hummmm! Já estou sentindo o cheirinho de café. E você?

VEJA TAMBÉM: casacos lindos para a sua princesinha!

13. Bolo de cenoura e chocolate

Para finalizar as receitas de bolo nessa lista, selecionamos a tradicional e que faz sucesso com 99,9% dos adoradores de bolo: o bolo de cenoura com cobertura de chocolate. Porém, como a cobertura é algo complicado de se colocar em uma lancheira, a autora adaptou e inseriu o chocolate na massa. Delícia, não é mesmo?

14. Biscoitos de aveia e mel

Uma das opções de lanchinhos saudáveis que fazem muito sucesso é esse biscoito. Além de nutritivo, é delicioso, com sua crocância. Depois que eles esfriarem, é só guardá-los ou embalá-los.

15. Geleia de maçã

A geleia é um curinga para as receitas, pois pode ser utilizada para recheios e caldas de bolo, passar em pães e biscoitos ou, até mesmo, melecar as frutinhas da lancheira. Mas, vale aqui um aviso: para deixá-la pronta para comer, faça um dia antes para esfriar na geladeira.

16. Brigadeiro de batata-doce com chocolate

Um brigadeiro que não vai açúcar? Pois é possível e aqui você saberá como. A batata-doce é um ótimo ingrediente pois ela contém muitas vitaminas e outras propriedades, além de saciar a fome. É por isso que ela é considerada um superalimento e uma ótima opção de lanchinho para os pequenos.

LEIA TAMBÉM: nossa seleção de canais incríveis no YouTube que dão dicas de organização da casa!

17. Chips de banana

A banana é uma das frutas mais utilizadas nas lancheiras. Tanto que muitas crianças já enjoaram dessa fruta. Por isso, para não eliminar de vez essa fruta cheia de nutrientes, coloque-a na lancheira novamente, mas, desta vez, fatiadinha e crocante.

18. Broa de milho de frigideira

Apesar do nome, elas estão mais para panquequinhas de milho. Mas isso não deixa a receita menos deliciosa. Sem dúvida, o milho é uma excelente fonte de proteína, contém fibras e está cheinho de vitaminas e minerais. Vale lembrar que antes de colocar a broa na lancheira, é só deixá-la esfriar.

19. Bolinho de chuva assado

Bolinho de chuva é uma delícia, mas o fato de ser frito já desanima: muito óleo, cheiro de fritura pela casa e é preciso comer na hora para ficar bom. Mas esta opção assada deixa a receita mais saudável. Além disso, no site mostra versões ainda mais originais para você se surpreender e os pequenos se deliciarem no recreio.

20. Biscoito de batata-doce e chocolate

Outra opção com o superalimento, a batata-doce, esses biscoitos contêm o mínimo de açúcar refinado: vai depender do tipo de pedaços de chocolate que você vai inserir. Há ainda a manteiga de amendoim, que é energética e, combinada com a batata-doce, vai deixar seu filho mais disposto e saciado para o restante das aulas.

Depois de tantas receitas deliciosas, já bateu aquela fome! Lembrando que pedir a opinião das pequenas é uma excelente maneira de que elas comam o que está na lancheira. Afinal de contas, eles são os maiores envolvidos neste processo, certo? E por que não chamar a filhota para fazer os lanchinhos juntas?

Ah, e não precisa esperar para colocar alguns desses lanchinhos saudáveis na lancheira das crianças. Que tal já fazer para a próxima refeição?

Deixe uma resposta

Rolar para o topo
%d blogueiros gostam disto: